O avanço da tecnologia carrega consigo inúmeros benefícios que podem ser aplicados nas mais distintas áreas da indústria, inclusive na alimentícia. Novos métodos surgiram e outros foram aprimorados com o propósito de alcançar resultados cada vez mais surpreendentes no que diz respeito a produção e entrega.
Na Liotécnica, esse desenvolvimento não foi diferente e, ao longo dos anos, a companhia assistiu e se adaptou às mudanças no padrão de consumo. Hoje, pode-se destacar três processos que têm sido os responsáveis pela fabricação de produtos saudáveis, saborosos e detentores de uma altíssima qualidade.
LIOFILIZAÇÃO
A liofilização é uma técnica de secagem por sublimação: a água presente em um determinado alimento passa do seu estado sólido para o gasoso. Para isso acontecer, o alimento é previamente congelado e colocado em uma câmara a vácuo, onde permanece até que toda a sua água sublime.
Com isso, é possível que os alimentos sejam mais bem preservados. Lembrando que o processo de liofilização pode ser empregado em uma grande variedade de alimentos como, por exemplo, frutas, hortaliças e vegetais, carnes e até mesmo em cafés.
DESIDRATAÇÃO POR AR QUENTE
É uma boa alternativa para a secagem de alguns tipos de alimentos, onde a água – sob condições controladas e atmosféricas – é removida através da evaporação. Nesse procedimento, alimentos moídos ou em pedaços são posicionados em bandejas e expostos de modo que haja a circulação de ar quente e seco entre eles. Assim, a água presente nos respectivos alimentos é evaporada.
DESIDRATAÇÃO À VÁCUO
Essa é uma tecnologia que consiste em secar o produto através de uma combinação entre aquecimento e vácuo. Durante o procedimento, a água é removida por evaporação, sob vácuo, o que promove uma exposição do alimento a temperaturas mais amenas.
Esse método de secagem é versátil e pode ser empregado em equipamentos estáticos ou contínuos. Devido ao tempo de duração e por agir com temperaturas mais brandas, a desidratação a vácuo possibilita a obtenção de produtos com uma altíssima qualidade e que preservam mais facilmente as suas características naturais.
As constantes inovações aliadas aos altos investimentos em diferentes tecnologias permitem que a empresa não só seja capaz de oferecer produtos nutritivos e de alta qualidade, como também seja referência no que diz respeito à agilidade, flexibilidade e variedade.