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Experiência Sensorial: a busca por aguçar todos os sentidos em uma única mordida.

  • 6 de setembro de 2023
  • Mercado

O Consumidor está cada vez mais em busca de novas experiências sensoriais, desta forma, desenvolver produtos que promovam as melhores percepções em todos os sentidos têm sido um grande desafio nas indústrias de alimentos!


As pessoas não se alimentam apenas para conseguir nutrientes, mas também pelo prazer de estar ingerindo aquele alimento. Isso se dá através da experiência sensorial, que tem como principal objetivo estimular ao menos um dos sentidos do corpo humano: paladar, tato, olfato, audição e/ou visão.

Desta forma, instantes após ingerir o alimento, os cinco sentidos são acionados, criando diferentes percepções em uma mistura de interações. Quanto maior o alinhamento entre os atributos positivos de um alimento e quanto mais sentidos forem estimulados positivamente, maior será a possibilidade de promover experiências de consumo que conquistem o consumidor.

Assim, o grande desafio da indústria é satisfazer todos os sentidos em uma única mordida, por isso, a experiência sensorial é tão importante. Pensando nisso, a Liotécnica tem em seu portfólio ingredientes que podem auxiliar nessa experiência sensorial, como é o caso da linha de Liocrispy e Liofruit Soft. Texturas inovadoras e únicas que vão superar suas expectativas e com sabores e odores diversos, que permitem a diversificação das aplicações, podendo despertar a memória afetiva, surpreendendo o consumidor.

Conhecer as influências de cada um dos sentidos na percepção dos alimentos, durante a degustação, permite trazer um diferencial no momento de desenvolver um novo produto e assegurar o seu sucesso no mercado.


Visão – O “Comer com os olhos”

Ouvimos muito a expressão “comer com os olhos” e muitas vezes ao olhar uma vitrine de doces, chegamos a salivar. A visão é um dos sentidos mais importantes, pois quando olhamos um produto, é possível ter as primeiras impressões quanto ao aspecto, cor, tamanho, formato, consistência/espessura. As características visuais levam ao consumidor a esperar um sabor, odor e texturas correspondentes e preparam os outros órgãos sensoriais para as suas próprias percepções.

Desta forma, o produto deve ser chamativo em relação a aparência, cor e textura, por isso, a linha de Liocrispy e Liofruit Soft tem cores vibrantes e proporcionam visuais incríveis para as diferentes aplicações!


Odor e paladar: experiências prévias de cada indivíduo

A identificação e avaliação do odor e do paladar estão ligadas à história de cada um, ou seja, cada pessoa estabelece uma relação com o que está sentindo, e isso se dá em função das suas experiências e memórias envolvendo aquele odor/sabor específico. Podemos dizer que, o odor e paladar estão ligados a experiências prévias de cada indivíduo, ou seja, a memória afetiva.

Esses dois sentidos são desenvolvidos com o tempo, através das experiências de cada pessoa, ou seja, quanto mais diferenciadas essas experiências, maior a capacidade dela de distinguir odores, aromas e sabores, ou seja, podemos dizer que o indivíduo é treinado ao longo da vida e vão criando memórias do paladar e do olfato.

O paladar é o sentido que permite reconhecer os gostos dos alimentos, através das papilas gustativas distribuídas em toda a boca.

Há uma diferença entre gosto e sabor, o primeiro restringe-se aos 5 gostos básicos: doce, amargo, umami, salgado e ácido, já o sabor é uma combinação entre as percepções do gosto, aroma e textura do alimento, ou seja, as perceptivas olfativas, gustativas e táteis percebidas durante a degustação.

Pensando nisso, a Liotécnica desenvolveu as linhas de Liocrispy e Liofruit Soft com uma ampla variedade de sabores e aromas, para poder proporcionar ao consumidor uma experiência única.


Audição – como ela está presente no desenvolvimento da textura

Durante a mordida, a mastigação ou durante a manipulação do produto, conseguimos perceber esse sentido, complementando a percepção da textura. Muitas vezes, é possível produzir um efeito inesperado, quando é inserido um toque crocante em um alimento que, a princípio, não seria crocante, o que é muito valorizado pelo consumidor.

Desta forma, a Liotécnica com a linha de Liocrispy, pode proporcionar uma textura crocante em aplicações diversas, como por exemplo em pastas com base gordurosas, onde o consumidor não espera essa combinação.


Tato – percepções sobre textura, temperatura e consistência

A textura de alimentos começa a ser percebida antes de introduzi-lo na boca, ao olhá-lo e manipulá-lo, mas realmente é avaliada durante todo o processo de mastigação. Ela pode ser definida como a percepção de três características: pela força feita no momento da degustação, pelo tamanho e forma das partículas e pela umidade/oleosidade dos alimentos.

As informações sobre textura, temperatura e consistência de um produto alimentício são sentidas pelo tato e estas percepções podem influenciar na preferência do consumidor.

A linha de Liofruit Soft da Liotécnica quando aplicada em chocolates confere uma textura macia e diferente, auxiliando na experiência sensorial do consumidor.


Liofruit Soft e Liocrispy

A Liotécnica desenvolveu as linhas de Liofruit Soft e Liocrispy pensando em contribuir com o mercado de B2B nesse grande desafio de proporcionar diferentes experiências sensoriais aos consumidores. Utilizando em sua formulação as inclusões desenvolvidas pela Liotécnica, é possível atender e associar as experiências de consumo dos públicos com preferências por produtos crocantes ou aqueles que tendem a preferir a textura macia.

O Liofruit Soft é uma inclusão macia que conta com uma variedade de sabores que vão desde sabores frutais como morango e laranja, até sabores marcantes como café e caramelo. Esse ingrediente que conta com cores vibrantes está disponível em três versões de tamanho: 3, 5 ou 10mm e podem ser usados em diferentes aplicações: chocolates, produtos de panificação, biscoitos, barras de cereais e granolas, ou como topping.

Já o Liocrispy é uma inclusão crocante com cores e sabores intensos, que pode ser aplicada em chocolates, creme base gordura e como topping em sobremesas e bebidas.


A combinação dos diferentes sentidos são considerados nos desenvolvimentos de produtos da sua empresa? Qual dos sentidos é o mais desafiador?

A Liotécnica está pronta para ajudá-lo. Vamos trabalhar juntos para encontrar formas de trazer a experiências sensoriais ao consumidor.

Consulte nossa Equipe Comercial.


Vanessa G. C Sousa Pagani

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