Não há mistério, é o efeito do extrato de malte
A casca dourada, a uniformidade da crosta, a maciez ao longo da vida útil, um miolo mais macio e a acentuação do sabor e do aroma, são resultados da aplicação do extrato de malte na panificação.
O extrato de malte é muito utilizado pela indústria de panificação com o intuito de enriquecer as principais particularidades do produto final, como acontece na fabricação de pão de forma, pão de hambúrguer e panetones.
“Ingrediente natural, composto por maltose, proteínas, vitaminas e minerais, o extrato de malte é adicionado na composição e na criação de produtos saudáveis com rótulos limpos (clean label), graças a sua origem, valor e perfil nutricional. Sua utilização garante a coloração dourada, uniformidade da crosta, mais maciez ao longo da vida útil do produto, ressaltando o sabor e o aroma”, afirma a Coordenadora de P&D da Liotécnica, Daniela Valim.
Especificamente, o extrato de malte Dry Bakery, quando utilizado na fabricação de panetone, resultou em 12% de redução do tempo de fermentação natural, além de proporcionar maciez prolongada, maior salto de forno e, consequentemente, maior volume específico. Também aplicado em pão de forma e pão de hambúrguer, garante a coloração dourada e a uniformidade da crosta, além de mais maciez ao longo do shelf life dos produtos.